Bom dia!
Hoje temos um texto super especia! A Fernanda Franklen estilista da Jogê escreveu para nós mamães super antenadas dicas bem legais sobre maternidade.
Ela vai nos contar, como é ser mãe de dois pequenos e nos dar algumas dicas bem legais sobre coisas que sempre temos dúvidas.
Vale apena conferir! Um texto gostoso de se ler, feito com amor de mãe para mães!!!
Beijos
Jô
Obrigada Fernanda pelo carinho, que você teve escrevendo para nós da Mommy's Planner.
COISAS NECESSÁRIAS PARA A FASE MAIS CASULO DA SUA VIDA
Assim que você engravida, descobre que tem 9 meses para se preparar para o que virá depois com a chegada do baby amado. Mas a verdade verdadeira é só uma:
Por mais que você imagine que esteja se preparando, que ouça um milhão de conselhos e dicas de amigas, familiares, colegas e desconhecidas (sim desconhecidas também dão pitaco sobre gravidez e bebês) quando você se torna mãe e recebe seu pacotinho precioso na maternidade, é que as reais dificuldades e maravilhas aparecem.
Nada do que você ouvia falar sobre o tamanho do amor que sentiria por aquela micro criatura que acabou de sair da sua barriga se assemelha ao tamanho do amor que você automaticamente começa a sentir por ela realmente. Porque é tão absurdamente gigante que você se pergunta como existe, como cabe dentro de você e como você nem se dava conta disso antes?
Nenhum dos medos e noites insones que tanto te apavoravam em jantares de amigos e famílias são tão grandes e infindáveis como eles realmente são quando chegam as fissuras no peito por conta da amamentação, a primeira febre, o primeiro dia sem fazer cocô. Sim queridas amigas, ser mãe é realmente a MELHOR coisa da sua vida e também a sua maior RESPONSA. Mas em troca você receberá um amor tão imenso e tão gratificante que nada na vida lhe dará mais prazer do que ver a felicidade daquele ser fantástico que você colocou no mundo. E de brinde você se tornará expert em fraldas, amamentação, exercícios peristálticos, diferenciação de motivos de choros se intitulando assim, apta para dar pitaco na vida das próximas grávidas ou recém mamães que cruzarem o seu caminho. E aí minha amiga, é a hora da vingança. Só que ao contrário. Porque mãe é bicho generoso. Gosta de compartilhar experiências e ajudar outras mães. Mãe é tudo igual.Então se prepare, é hora de tirar as agulhas de tricot da bolsa e começar a falar sobre um assunto que você vai amar falar, e que vai ter muita propriedade para falar: filhos.
E é isso que estou fazendo aqui hoje. Dando pitaco na vida de grávidas ou lactantes como vocês, porque estou pós graduada em filhos pequenos, amamentação e causos relacionados ao universo materno/infantil (veja que o doutorado só virá no momento em que meus filhos forem adultos, com filhos, netos e tals… Afinal o aprendizado nessa escolinha chamada vida de mãe, não para nunca).
Vou te contar algumas coisas importantes que talvez O primeiro mês com um recém nascido em casa é mais turbulento do que maravilhoso. O pós parto (independente da escolha divina ou sua opção por parto natural, normal ou cesárea) é uma fase delicada que você vai precisar de toda a ajuda necessária com seu bebê e também de espaço e autonomia para cuidar do seu filho como você bem entender, errando e acertando. Você muito provavelmente será chamada pela mãe natureza para ficar quietinha como uma leõa, protegendo, lambendo e exibindo sua cria. Vai se encasular tentando se adaptar a nova fase de ter um novo integrante na família e aquele cheirinho delicioso de bebê pela casa. E se você estiver amamentando seu filho, vai precisar de soutiens e modelitos práticos que te deem conforto para esta fase tão casulo e importante. É preciso estar em casa o tempo todo, porque o bebê recém nascido mama ou em livre demanda (a hora que quer) ou de 2 em 2 ou 3 em 3 horas. Nessa você tem que estar descansada, beber infinito líquido (para ajudar a repor o líquido que você perde a cada mamada) e ficar bonita, pois visitas inesperadas aparecem o tempo todo para vir conhecer o novo/a príncipe/princesa do reino. A escolha de peças pensadas para amamentar é fundamental. Você irá passar provavelmente toda a gravidez de soutien ou TOP, sustentando a mama que cresce desgovernadamente para receber muito leite na apogedura (momento em que efetivamente desce o leite). E depois que seu bebê nascer, você irá precisar do soutien próprio para amamentar para poder amamentar em qualquer momento o mais rápido possível (ninguém quer ter um bebê faminto nos braços berrando e se irritando porque não lhe oferecem o que ele quer pela luta com o soutien ou para livrar a mama de toda aquela roupa). PRATICIDADE é seu lema agora, e otimizar seu tempo é sua missão.
Além de ter dois filhos (um de 4 anos e um de 8 meses) eu trabalho junto com uma mentora e uma equipe criando produtos muito especiais para a jogê. Aqui eu pude aperfeiçoar os produtos adaptando eles a cada fase da minha vida: gravidez, pós parto e amamentação e depois gravidez, pós parto e amamentação de novo, portanto usar a peça certa eu posso te garantir (com propriedade) que é mais que necessário, é fundamental. É o que vai fazer a diferença lá na frente. Você quer que sua mama continue no lugar após amamentar um, dois ou três filhos. Você também quer que seu corpo fique legal e com sorte em alguns meses volte a ser próximo ao que era antes. Muitas mudanças acontecem dentro e fora de você quando nasce seu filho. Porque com o nascimento dele nasce também você como mãe, e a partir daí novas escolhas serão feitas, novos formatos se encaixarão na sua vida, você vai se desprender de muitas coisas que antes faziam sentido e vai se conectar a infinitas outras que antes nem se dava conta. Você vai entrar em contato com uma nova você. E esta nova você vai ser ainda melhor.
Por isso minha amiga mãe, conselho de amiga, você irá precisar de coisas essenciais nesta fase tão importante da sua vida:
-SOUTIENS DE SUSTENTAÇÃO E AMAMENTAÇÃO LINDOS (nada de se jogar no bege e branco solamente… A jogê tem soutiens de amamentação em renda colorida, estampados, microfibra com renda, tops lindos… Ah e nada de achar que soutien de amamentação tem que ser uma armadura, ele pode sim ser feito em tecido tecnológico que te proporcione conforto e bem estar, não precisa machucar! E depois marido nenhum merece passar meses vendo você de soutien de amamentação bege!)
-AMAMENTE (você pode sofrer no começo com dor para amamentar e fissuras nos mamilos, mas pode também fluir super bem e você nem vivenciar as mazelas do início da amamentação que algumas mulheres vivem, seja como for, é importante tentar e persistir, o leite materno é super importante, é prático e barato, sem dizer no vínculo maravilhoso que você cria com seu bebê, tente pois vale muito a pena.)
-USAR ABSORVENTES DE SEIO (seu peito pode vazar leite e muito, você provavelmente irá precisar de absorventes para não molhar as roupas e os soutiens)
-CUIDADOS COM A MAMA (tomar sol nos mamilos no sol da manhã ajuda na cicatrização das fissuras, passar lanolina -depois de tomar sol- várias vezes ao dia, esvaziar a mama quando o bebê não mamar todo o seu leite para não empedrar evitando assim uma mastite)
-TALVEZ UMA CINTA (existem os obstetras que recomendam e os que são contra, se o seu for a favor, se jogue na cinta, se seu obstetra for contra, não use. O meu achava desnecessário, mas se você tiver uma cerimônia/evento que precise comparecer dias após o parto (como eu tive por exemplo), com a cinta você se sentirá mais segura e mais bonita dentro do vestido.
-PIJAMAS/CAMISOLAS/HOMEWEAR (roupas de dormir e de vestir próprias para amamentar: não é porque você está em casa que deve descuidar do vizoo… Nananinanão fique bonita para você e para seu new baby, e para as visitinhas desejadas e indesejadas que irão aparecer, pense na praticidade da roupa para amamentar… Isso é realmente muito importante. E conforto claro, pois você precisará estar com uma roupa que você possa descansar e também receber pessoas.)
-CÃO DE GUARDA (pode ser seu marido, sua mãe, uma grande amiga, mas você vai precisar de alguém que cuide do seu bem estar e do bebê brecando ou interrompendo visitas que possam estar doentes, que se demorem muito ou que queiram pegar o bebê no colo sem limpar adequadamente as mãos ou contra a vontade da mãe. Ou simplesmente para falar para algum convidado que o bebê está dormindo e que você precisa descansar e por este motivo talvez aquela não seja uma boa hora)
-TENHA EM CASA LEMBRANCINHAS DA MATERNIDADE (para os que não conseguiram ir te visitar na maternidade)
-NAS PRIMEIRAS SEMANAS TER SEMPRE UM BOLINHO, BISCOITINHOS E UM CAFÉ E CHA EXPRESS (para aquelas visitas que já mencionamos acima)
-USE UM MAKE BEM LEVINHO PARA TIRAR AS OLHEIRAS ADQUIRIDAS E USE UMA PULSEIRA BEM BONITA ( de preferência que não seja pontiaguda e nem enganche nas coisas… seus braços nunca foram tão fotografados como agora com o baby sempre acoplado!)
-APROVEITE O MAIOR AMOR DO MUNDO! BEM VINDA AO CLUBE!
Jogê por Fernanda Franken
Fernanda é estilista e mãe apaixonada do David (4 anos) e do Beny (8 meses), amamentou um até 6 meses e o outro até 7 meses, teve 4 mastites e colecionou soutiens de amamentação. Adora inventar moda para a mulherada, grávidas e crianças e nas horas vagas escreve um blog sobre maternidade, seu tema preferido nas rodas de conversa de tricot com as amigas.
Super confortável |
Até hoje uso amoooooo |
Fe, que legal sua criacao pra Jogê! Tenho certeza que foi criado com carinho e sabendo exatamente do que a mulher precisa nesse momento.
ResponderExcluirSem contar na beleza, pq mulher gravida e pos-parto precisa se sentir sexy sim!!
Boa sorte nessa jornada.
Grande beijo